que não nos falte amor
nunca
nunca.

In #projetomaninblack Johnny Cash Música

PROJETO MAN IN BLACK // SEMANA NO. 14


Hey, amigos!
1968 foi um ano movimentado na vida de Johnny Cash. Além de sua apresentação épica na Prisão de Folsom que lhe rendeu um disco muito aclamado que terminou ocupando a 77ª posição na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame, ele vinha renascido depois de uma tentativa de suicídio, casou-se com June Carter, tinha recuperado a sua fé e seguia com a reabilitação.

Em 13 de janeiro de 1968, aconteceria uma das apresentações mais marcantes de sua carreira. O Concerto de Folsom Prision era gravada pela Columbia. Contrariando a sociedade, Johnny Cash se apresentaria para a escória da sociedade, os encarcerados da Califórnia. Com um setlist de tirar o fôlego, Cash fez duas apresentações naquele dia: uma pela manhã e outra a tarde. Ambos os shows terminaram com Greystone Chapel, música escrita por um dos detentos de Folsom, Glen Sherley. Sherley - que aparece na foto acima segurando a mão de Johnny em cumprimento - desconhecia completamente que a música que ele escrevera havia sido passada para Cash no dia anterior por um dos agentes da prisão. Foi emocionante. O álbum foi um sucesso crítico e comercial, revitalizando a carreira de Cash.

A partir disso, John se tornou um defensor franco dos direitos dos presos em um momento em que o público americano estava convivendo com as insuficiências e abusos de seu sistema penal. Alguns anos mais tarde, em 1972, ele falou em uma audiência do Senado dos Estados Unidos, relatando as histórias de abuso que ele havia escutado durante suas inúmeras visitas à prisão nos anos após o show de Folsom, ele ofereceu uma série de recomendações para melhorar o sistema, como por exemplo: separar os presos pela primeira vez em graus de periculosidade; manter os menores infratores fora da prisão; e oferecer aconselhamento aos internos antes da sua libertação etc.

Já visivelmente melhor, em 22 de fevereiro, Johnny se apresenta ao lado de June em um show no Canadá, na London Gardens, casa localizada em Londres, Ontário. Nessa ocasião, ele surpreende a todos ao pedi-la em casamento diante da platéia que vai ao delírio. Eles se casam uma semana depois, em 1º de março, em Franklin, no Kentucky. Ela concordou com o pedido, após cumprir o que tinha prometido: só se casaria se ele estivesse "limpo". Um dia antes da cerimônia, em 29 de fevereiro de 1968 Cash & Carter ganham o Grammy para Melhor Desempenho de C & W por um Duo / Grupo com a música "Jackson". 

- DISCOGRAFIA 1968 - 

LP - From Sea To Shining Sea, 01 de janeiro de 1968 (Columbia)
LP - The Heart of Cash, 01 de janeiro de 1968 (Columbia)
EP - Wo Ist Zuhause Mama / Vie Zu Spat, 01 de janeiro de 1968 (CBS)
EP - Folsom Prison Blues (live) / Folk Singer, 01 de abril de 1968 (Columbia)
LP - At Folsom Prison, 01 de maio de 1968 (Columbia)
LP - Old Golden Throat, 01 de junho de 1968 (CBS)
EP - Carryin' on with June Carter, 01 de agosto de 1968 (Columbia)
EP - Daddy Sang Bass / He Turned The Water Into Wine, 01 de outubro de 1968 (Columbia)

É inegável a capacidade de se reinventar que Johnny Cash possuía. Aos poucos ele vai retomando sua carreira de foma brilhante e incontestável. Ele era perfeito na sua imperfeição e o público adorava isso. Sim! Hello, he's Johnny Cash

Para ouvir At Folsom Prison, clique: Youtube. 🎸💖

+ infos:
Sobre o projeto: https://goo.gl/Fa4YCx
Features news, discography, forum, chat, timeline, FAQ, pictures, merchandise, radio online and shop online | cash's official site: johnnycash.com

Related Articles

1 comentários:

  1. Nei... Tava vendo umas postagens antigas minhas e achei seu comentario. Aproveitei para fazer uma visita. Como está?


    juliamodelodemodelo.blogspot.com

    ResponderExcluir

Compartilha comigo o que você achou desse post. É muito bom ter você por aqui! ❤