que não nos falte amor
nunca
nunca.

In #projetomaninblack Johnny Cash Música

PROJETO MAN IN BLACK // SEMANA NO. 13

Hey, amigos!
1967, Johnny estava nas profundezas do vício e passou a s ser conhecido como Johnny "No Show" Cash entre os produtores. Um show em Miami terminou antes mesmo de começar quando um Johnny estático e fora de si tropeçou no palco e implorou a Saul - seu então empresário - por ajuda, isso  na frente da platéia. Johnny Cash parecia arruinado.


Três semanas após o desastroso show em Miami, foi agendada uma extensa turnê de duas semanas através de Harry "Hap" Peebles, um dos maiores e mais respeitados produtores da cena, fundador da Associação de Música Country, que chegava a agenciar mais de seiscentos shows por ano com elevados padrões de marketing e divulgação. Definitivamente Peebles não era o tipo de homem que se passava para trás. 

Para entender a relação de Cash com Peebles vamos voltar ao ano de 61, quando o Homem de Preto o encontrou, em Dakota do Norte, e prontamente tirou satisfações sobre o assédio do produtor à Rose Maddox durante as turnês dela. Johnny o colocou contra a parede e disse: "Se você chegar perto da Rose, eu vou te matar". Em 1967, o incidente parecia ser como água debaixo da ponte, mas ao iniciar a turnê juntos Cash logo percebeu que eles tinham mais problemas do que se podia imaginar.

Johnny era como era e jogou pra cima as quatro primeiras datas agendas para os shows. A história que Saul contou para Hap Peebles era que Johnny tinha deslizado no gelo em Nashville, na frente dos estúdios de gravação de Colômbia, tinha caído e rachado quatro costelas e, por recomendações médicas, não poderia não viajar até que suas costelas estivessem curadas e essa ficou sendo a história oficial.

No entanto, a verdadeira foi um pouco mais complicada. Com o divórcio de Vivian, Cash queria desesperadamente estar com June, mas ela já tinha deixado claro que só se casaria se ele superasse seu vício em drogas para sempre. Neste ponto, era um pedido desesperado, pois Johnny estava mais dependente do que nunca. Foi nessa época, antes dessa turnê, que eles tiveram uma discussão feia sobre a questão e, de acordo com alguns relatos, June engoliu alguns de seus tranquilizantes, saindo dali furiosa. 

Depois de conversarem, June, Saul e, provavelmente, Marshall decidiram que o elenco faria os shows conforme planejado - sem Johnny. Segundo eles, o objetivo principal dessa decisão era afastar uma ação judicial, combinada com o medo de deixar Hap Peebles irritado, mas também havia um uma outra questão envolvida: eles não queriam perder o dinheiro do cachê - afinal, este era o trabalho deles, né? Assim, fizeram Fort Smith, Tulsa e Oklahoma City sem Johnny Cash, e então houve rumores de que ele estava furioso por estarem terminando a turnê utilizando o nome dele. Foi então que Johnny enviou uma carta à June relatando toda sua ira, que ela então a entregou a Saul.

Durante esse ano, Cash reduziu seu uso de drogas depois de uma epifania espiritual na Caverna de Nickajack, quando tentou o suicídio sob a forte influência dos comprimidos. Em seu livro, "Cash - Uma Biografia", ele conta que, lá por outubro de 1967, já tinha tido o suficiente. Não comia nem dormia havia dias e não restava mais nada dele. "J.R. era apenas uma lembrança distante. O que quer que eu tivesse me tornado em seu lugar, parecia pouco humano. Não queria ver outro amanhecer. Tinha jogado minha vida fora, tinha me afastado de Deus e de todas as outras forças estabilizadoras em minha vida que eu sentia não haver mais esperanças para mim."

Foi quando decidiu estacionar seu jipe e começar a rastejar. Até que depois de duas ou três horas as pilhas de sua lanterna acabaram e a escuridão tomou conta do local. Era perfeito. Foi quando, segundo relata, sentiu fortemente a presença de Deus em seu coração, e uma paz completa, clara e sóbria invadiu seu ser. Ele não acreditava que depois de maltratar tanto seu corpo poderia se sentir tão bem. Apesar de não saber que direção tomar para se livrar da morte que tinha buscado, começou a tetar as coisas "como um caranguejo" até que sentiu uma lufada de vento nas costas, sabia que por ali era a direção que deveria seguir. Até que viu a luz e a abertura da caverna. Lá estavam June e sua mãe com uma cesta de comidas e bebidas. Ele tinha desistido de Deus, mas Deus não havia desistido dele.

Assim, tempo depois, tomando um "chamado de altar" no Evangel Temple, uma pequena igreja, em Nashville, pastoreada pelo Reverendo Jimmie Rodgers Snow, filho da lenda da música country, Hank Snow, ele aceitou formalmente Jesus em sua vida. Porém, de acordo com o amigo de longa data, Marshall Grant, a experiência famosa de Cash não interrompeu completamente o uso de anfetaminas.

Foi, então, que June, Maybelle e Ezra Carter resolveram entrar na casa que Johnny comprou ao lado do lago Old Rickory e lá ficaram por um mês para ajudá-lo a se livrar do vício; contatando médicos, expulsando amigos tóxicos e os traficantes. Durante esse período ele sofreu todas as intempéries da abstinência e relata isso detalhadamente em seu livro. É mesmo de cortar o coração. No mês seguinte, em novembro, ele fazia seu primeiro show sem estar sob o efeito de drogas e se sentia na melhor forma: confortável com a platéia e interagindo com ela entre as canções. Até ele próprio estava surpreso.   


- DISCOGRAFIA 1967 - 

EP- Jackson / Pack Up You're Sorrows, 01de fevereiro de 1967 (Columbia)
LP - Greatest Hits Vol. 1, 01 de julho de 1967 (Columbia)
EP - Red Velvet / Wind Changes, 01 de setembro de 1967 (Columbia)
EP - Rosanna's Going Wild / Roll Call, 01 de dezembro de 1967 (Columbia)
EP - Long-Legged Guitar Pickin' Man / You'll Be All Right, 26 de dezembro de 1967 (Columbia)

Como vocês podem notar, 67 foi um ano péssimo para Johnny Cash. Pouquíssimos trabalhos lançados - se compararmos aos anos anteriores - tendo como único LP uma compilação de hits dos anos passados. Ao final desse ano, Johnny Cash estava legalmente separado de Vivian, que seguia criando suas quatro filhas. O caminho estava livre para June Carter e suas investidas.

+ infos:
Sobre o projeto: https://goo.gl/Fa4YCx
Features news, discography, forum, chat, timeline, FAQ, pictures, merchandise, radio online and shop online | cash's official site: johnnycash.com

Related Articles

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilha comigo o que você achou desse post. É muito bom ter você por aqui! ❤