In #projetomaninblack Johnny Cash Música

PROJETO MAN IN BLACK // SEMANA NO. 7, 8 e 9

Hey, amigos!
Estive ausente, mas o #projetomaninblack não parou! Nessas últimas semanas escutei os discos lançados em 1961, 1962 e 1963. São gravações muito particulares, pois Johnny enfrentava seus piores demônios, travando batalhas incansáveis. Sua vida afetiva estava um caos, ele usava cada vez mais comprimidos e tudo parecia muito na contramão de tanto sucesso. Sucesso esse que era fruto da genialidade que Cash parecia ignorar, mas assim são os gênios; eles não se percebem dessa forma.


Em 1961, nasce a quarta filha de Cash, Tara. Mas seu casamento ia de mal a pior. A rotina de shows continuava a mantê-lo fora de casa por dias a fio. Junto a isso, a saga em busca de bons baterista continuava. Após uma sucessão de bateristas de estúdio (incluindo J.M. Van Eaton e Buddy Harman), W.S. A Holland junta-se ao grupo nas turnês e gravações como membro regular durante as próximas décadas. 

Uma dúzia de singles mantém Cash na vanguarda, enquanto Columbia ("Frankie's Man, Johnny", "I Got Stripes", "Five Feet High and Rising", "The Little Drummer Boy", "Seasons Of My Heart" "Second Honeymoon"). As primeiras sessões de gravação de Hollywood produzem "Tennessee Flat Top Box" e "The Big Battle", metáfora para sua separação de esposa e família, enquanto as primeiras pistas do abuso de drogas e álcool se tornam notoriamente públicas. Ainda em 61, Johnny atuou no filme "Five Minutes to Live", o qual ele também escreveu e cantou o tema de abertura.

- DISCOGRAFIA 61- 

EP - Home Of The Blues/ You're The Nearest Thing To Heaven/I Can't Help It / Big River
EP - Train Of Love / Next In Line /Guess Things Happen That Way /Ways Of A Woman In Love, 01 de Janeiro de 1961 (Sun)
EP - So Doggone Lonesome/I Was There Where It Happened/Cry Cry Cry/Remember Me, 01 de janeiro de 1961 (Sun)
EP - Blues For Two/Jeri And Nina's Melody, 01 de janeiro de 1961 (Columbia)
EP - Rebel Johnny Yuma/Forty Shades Of Green, 01 de abril de 1961 (Columbia)
EP - Rebel Johnny Yuma/Remember The Alamo/Ballad Of Boot Hill/Lorena, 01 de maio de 1961 (Columbia)
EP - Sugartime/My Treasure, 26 de maio de 1961 (Sun)
EP - Tennessee Flat-Top Box/Tall Man, 01 de setembro de 1961 (Columbia)
LP - Now Here's Johnny Cash, 21 de outubro de 1961 (Sun)

No verão de 1962, de volta a Nashville, as primeiras gravações de Cash com a Família Carter incluem música folclórica (“The Legend of John Henry’s Hammer”) e os números gospel (“There’ll Be Peace In the Valley For Me” e “Were You There When They Crucified My Lord”). Os hits consecutivos da C&W com "In the Jailhouse Now" (canção de Jimmie Rodgers) e "Busted" (Harlan Howard via Ray Charles), com Carter Family, acrescentam à imagem rebelde e anti-elitista. Cash está agora vivendo em Greenwich Village, epicentro da cena folclórica americana, inspiração para seu álbum Blood, Sweat & Tears, dominado pelos folk songs tradicionais. 

- DISCOGRAFIA 62 - 

EP - Big Battle/When I've Learned, 01 de janeiro de 1962 (Columbia)
EP - Blue Train/Born To Lose, 27 de abril de 1962 (Sun)
EP - In The Jailhouse Now/Little At A Time, 04 de maio de 1962 (Columbia)
LP - Hymns From The Heart, 01 de junho de 1962 (Columbia)
LP - The Sound Of Johnny Cash, 01 de agosto de 1962 (Columbia)
EP - Bonanza/Pick A Bale O'Cotton, 01 de agosto de 1962 (Columbia)
EP - Peace In The Valley/Were You There, 26 de outubro de 1962 (Columbia)
LP - All Aboard The Blue Train, 15 de novembro de 1962 (Sun)
EP - Busted/Send A Picture Of Mother, 01 de dezembro de 1962 (Columbia)

O ponto de 1963 é o super sucesso "Ring Of Fire" (escrito por June Carter e Merle Kilgore) e gravado em Nashville com trompetes de estilo mariachi e a Carter Family nos backing vocals; Hit #1 C&W (por 7 semanas), Cash estava de volta ao #1, depois de quatro anos. A história por trás dessa música é muito peculiar. Em dado momento, Vivian chegou a afirmar que "o círculo de fogo" era, na verdade, uma referência ao órgão sexual - a vagina mesmo - de June, que estaria fogosa atrás do marido dela. Mano do céu, que tosqueira! Mas, eu que não duvido... haha

- DISCOGRAFIA 63 -

LP - Blood Sweat And Tears, 01 de fevereiro de 1963 (Columbia)
EP - Ring Of Fire/I'd Still Be There, 01 de maio de 1963 (Columbia)
LP - Ring Of Fire, 01 de agosto de 1963 (Columbia)
EP - Matador/Still In Town, 01 de setembro de 1963 (Columbia)
LP - Christmas Spirit, 01 de novembro de 1963 (Columbia)

Quero deixar aqui as que mais amo dessas três décadas:
Ways of a Woman in Love (Youtube)Sugartime (Youtube letra de Odis Echols, Charlie Phillips)My Treasure (Youtube)The Story of a Broken Heart (Youtube letra de Sam Phillips!)Hey, Porter (Youtube)Big Battle (Youtube) 💔
Bonanza / Pick A Bale O' Cotton (Youtube Bonanza letra de J.Livingston-R.Evans)Chain in Gang (Youtube essa é uma das minhas favoritas de todas! Letra de Howard) 💥💓🙆
Só pra constar, nessas últimas semanas punk demais, também escutei muito The Strokes, que é pra intensificar a bad. Se bem que, Strokes e Johnny Cash sempre estão nos meus fones, seja alegria ou seja tristeza. 

Bjocas e até a próxima semana!

Related Articles

0 comentários:

Postar um comentário