In Beleza Moda

TUDO SOBRE MEU CRONOGRAMA CAPILAR

Hey, amigos!
Meu ascendente em virgem fica tão feliz em montar listinhas, programações... Amo! Acho que a melhor forma de cuidar/recuperar dos cabelos é mesmo o cronograma capilar. Estou no processo para mudança de química e preciso fortalecer meu cabelo ao máximo! Então, escolhi uma rotina que mais de adéqua ao que necessito. 


Se você, assim como eu fiquei no início, está meio lost em relação ao que é nutrição/umectação, reconstrução e hidratação, segue nesse post que vou contar o que aprendi sobre os três pra você não acabar misturando produtos e ter mais prejuízo do que benefício. São essas três etapas que formam o cronograma capilar e a seguir explico o que é e como cada um deles funciona.  

RECONSTRUÇÃO:  é indicada para pessoas com cabelos ressecados, quebrados, danificados ou que sofreram com processos químicos como progressivas, alisamentos, tinturas, etc. Vale lembrar que as máscaras reconstrutoras não vão deixar seu cabelo brilhante e sedoso, pois ela é feita apenas repor massa capilar, proteger, encorpar e fortalecer os fios. Por isso é comum a gente pensar que o produto não é bom ou que ele não está fazendo efeito. Esse tipo de máscara possui em sua composição queratina, creatina, arginina, cisteína, colágeno, proteína hidrolisada do trigo, milho, etc ou aminoácidos; podendo vir até combinações desses itens, por exemplo: queratina + colágeno.

NUTRIÇÃO/UMECTAÇÃO: é feita para repor os lipídios, ou seja, a gordura e oleosidade dos fios. Precisamos dessa gordura para manter os cabelos saudáveis e alinhados. A melhor umectação e a que que mais dá resultado é feita com óleos vegetais, mas você pode substituir por máscaras que tenham essa função. As máscaras nutritivas trazem em sua fórmula óleos vegetais (oliva, argan, macadâmia, amêndoas, semente de uva, coco, linhaça); manteigas vegetais (karité, cupuaçu, cacau, abacate); ceramidas; tutano vegetal ou animal. 

HIDRATAÇÃO: é um processo que, como o próprio nome sugere, é feito para hidratar os fios, repondo água e a umidade perdida com os produtos químicos e agentes naturais (vento, sol, água do mar ou piscina...). É a etapa mais conhecida e traz o efeito que tanto amamos, maciez, maleabilidade e suavidade. As máscaras próprias para hidratação trazem em sua composição extratos vegetais de plantas ou frutas; pantenol; glicerina; aloe vera (babosa); silicones; vitaminas; mel e açúcares, podendo vir com um ou mais desses componentes juntos.  

Então, resumindo, seu cabelo está fino, ralo, quebradiço, com pontas duplas, partindo e elástico ele precisa de reconstrução. Se está está com frizz, desalinhado e poroso, é necessário nutrir/umectar (esses dois nomes são a mesma coisa). Agora, se seu cabelo está sem brilho, armado, embaraça quando molha ou esta ressecado, ele precisa de hidratação! 

No meu caso, preciso de todas as etapas e por isso montei um cronograma que atende às minhas necessidades, isso pode ser diferente pra você, é preciso avaliar com carinho o estado do seu cabelo, ok? Pra mim, ficou assim: 

1ª semana: HIDRATAÇÃO > HIDRATAÇÃO > RECONSTRUÇÃO
2ª semana: HIDRATAÇÃO > HIDRATAÇÃO > NUTRIÇÃO
3ª semana: HIDRATAÇÃO > HIDRATAÇÃO > RECONSTRUÇÃO
4ª semana: HIDRATAÇÃO > HIDRATAÇÃO > NUTRIÇÃO

Esse cronograma equivale a 3 dias na semana como intervalo de 1 dia entre os momentos e descanso de dois dias, ou seja: aplico segunda, quarta e sexta e pauso no sábado e domingo. Isso dura 1 mês mais ou menos. Você pode montar sua própria tabela, com os dias que você tem mais tempo, mas é importante cumprir esses prazos para dar descanso aos cabelos, lembre que todo excesso é prejudicial. 

Espero que minha programação possa te ajudar de alguma forma. 😉💜
Não esquece de deixar sua reação nos emojis aqui embaixo. Super beijo!!

Related Articles

0 comentários:

Postar um comentário