In Blogosfera Inspiração Organização

AGENDA, PLANNER, BULLET JOURNAL // COMO MANTER


Hey, amigos!
A resposta para esse título parece óbvia, mas não é bem assim. Quantas pessoas, ao terminar/começar um ano, super se animam a serem mais organizadas e decidem adotar de vez as anotação dos afazeres diários, a fim de conseguir cumprir tudo certinho ao final do dia, mas lá pro segundo/terceiro mês já abandonaram o projeto por simplesmente se desmotivar ou não encontrar uma maneira adequada para registrar seus compromissos? Pois é. Afinal, apenas escrever "consulta médica 14h" não é nada atrativo e acaba mesmo se tornando desnecessário ao longo dos meses. Se vocês vissem minhas agendas de alguns anos atrás (2015 😁) iam perceber que eu anotava tudo de qualquer jeito, só uma lista simples e, na maioria dos dias, simplesmente não anotava nada. De lá para cá o meu jeito de usar a agenda mudou muito. Neste post tentarei resumir o que eu aprendi para melhorar os meus registros de organização.

O ideal é que independente do formato escolhido - seja agenda, planner ou bullet journal - esse instrumento te ajude a se organizar e seja prazeroso de manter. Para 2017, escolhi ter duas agendas: uma pessoal e uma profissional. Antes acabava misturando tudo e no meio do ano as páginas já estavam uma zona, eu não conseguia me encontrar facilmente e isso era péssimo.

Nesse post mostrei a minha agenda 2017, a Mandala Lunar. Ela vai ser a minha agenda pessoal, como uma espécie de diário mesmo, com espaço para os compromissos dessa espécie e um contato maior comigo mesma (essa é a proposta da Mandala). Para a organização profissional escolhi uma outra agenda, mais básica, pois só vim conhecer o modo bullet journal depois que já tinha comprado; acho que ele atenderia mais as minhas necessidades, mas, enfim, já estava comprada; então, será a agenda mesmo. 

Voltando ao tema central, como se manter motivado na organização diária e no uso da agenda? Separei alguns tópicos que podem se anotados:

→  Compromissos do dia e notas.
→  Notes to self (coisas pessoais, sentimentos etc) isso tirar um peso enorme! 
→  Gratitude Log registrar coisas pelas quais somos gratos (pode ser diário, mensal...). 
→  Leituras (se você gosta de ler pode registrar os livros lidos, autor e a classificação).
→  O mesmo serve para filmes e séries! 
→  Metas do mês (tenho esse hábito de dividir as metas gerais, um pouquinho a cada mês).
→  Rotinas de estudo, atividades físicas, alimentação.
→  Planejamento profissional (aí, entra emprego, blog, youtube, lojinha...). 
→  Finanças. (é bom dar muita atenção, controlar gastos, contas, boletos, cartões de crédito).
→  O que você achar importante e válido registrar.

Como anotar? Você pegará então a sua agenda, suas canetas coloridas, lápis de cor... O que desejar! Pode ser até monocromático, mas o importante é caprichar. Aí está a diferença; e acredite ou não a forma como escrevemos influencia muito! O bullet journal tem esse grande diferencial, pois somos nós quem montamos ele inteirinho e do nosso jeito, da maneira que mais se encaixa com nossa rotina. Se ainda não sabe um que é um BuJo - como é carinhosamente chamado - clique aqui

A melhor forma a ser utilizada nas anotações é a de contraste. Por exemplo, o tamanho da letra (partes mais importantes com letra maior chama mais atenção), utilizar canetas com pontas diferentes, cores, assim como as ilustrações (pequenos desenhos), - mesmo se você, assim como eu, não tem dons artísticos - também criam contraste. Como ainda estamos no comecinho do ano, minha agenda ainda tá super vazia, mas trouxe algumas imagens do Pinterest para ilustrar o que eu estou falando. Segue comigo! 😉


Divisórias simples e caprichadas


Aqui está o bullet journal: ilustrações simples e tudo muito organizadinho. AMO!

Compromissos diários e cor! São desenhos bem fáceis, tá vendo?

Lista de livros lidos. Pode ser numa página com todo ano, mensal ou diário. Você escolhe!

Compromissos simples e forma de checar suas realizações

Todos os itens da lista em uma só página,  perfeito e funcional.

Quem consegue fazer essas caligrafias lindas? Queria, juro. 

Monocromático e lindo! 
É mesmo uma grande diferença, né?
Espero que esse post posso te ajudar e inspirar a manter sua agenda com muito mais carinho, dedicação durante todo ano!

Related Articles

2 comentários:

  1. Eu comecei a usar o Bullet esse ano e janeiro foi maravilhoso, lembrei de muitas coisas mas já fui começando aos poucos desapegando de tirar uma horinha do dia pra fazer isso. Obrigada pelo post fofinho que me lembrou porque comecei!
    Sorteio Coleção percy Jackson e os Olimpianos | A Bela, não a Fera Youtube | Converse comigo no Twitter!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha te trazido boas lembranças! :)

      Excluir